quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018 | 07:01:05 | Tempo e temperatura: Iúna/ES ps Predomínio de Sol, 23º/31º
Notícia
  • publicidade 023 Notícias
Governo do Estado pode perder integrantes com decisao do STF Zenkner pode ter que retornar à carreira no MPES

Governo do Estado pode perder integrantes com decisao do STF

Os membros do MP que atualmente ocupem outros cargos têm um prazo de 20 dias para optar por órgão ministerial ou o cargo público

10/03/2016 as 10h32 (Atualizado em 15/01/2018 as 06h29). Valdir Vieira | Gazeta Online

Entre os impactados pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe membros do Ministério Público (MP) de ocuparem cargos em outros Poderes, estão os secretários de Estado de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, e o de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, que são promotores de Justiça, e o corregedor-geral do Estado, Sócrates de Souza, que é procurador de Justiça.

Os membros do MP que atualmente ocupem outros cargos públicos têm um prazo de 20 dias a partir da publicação da ata do STF para decidir se deixam o órgão ministerial ou o cargo público.

Sócrates de Souza afirmou que irá retornar à Procuradoria Criminal do Ministério Público. “Eu esperava que o STF fosse entender de outra maneira, mas volto com a mesma energia para a minha função original. Vou aguardar o governador se posicionar se devo voltar imediatamente ou posso utilizar o prazo de 20 dias. Nesse caso, quero deixar tudo organizado para o próximo corregedor”, disse.

Já os secretários Marcelo Zenkner e Evaldo Martinelli ainda não informaram em qual cargo irão ficar.

O governador Paulo Hartung (PMDB) informou, por nota, que os três membros do MP estavam respaldados numa resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e que a decisão do STF será cumprida.

“O trabalho que eles vêm desempenhando no governo do Estado é exemplar. Os três são profissionais altamente qualificados e são referência na área em que atuam. Realizam um trabalho de extrema relevância para o governo do Espírito Santo. Deixo aqui o meu reconhecimento e o meu agradecimento”, disse.

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia