segunda-feira, 20 de Agosto de 2018 | 03:08:13 | Tempo e temperatura: Iúna/ES n Nublado, 12º/26º
Notícia
  • publicidade 023 Notícias
Inscrições abertas para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2016 Parlamento Jovem

Inscrições abertas para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2016

Estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio e para alunos do técnico integrado ao Ensino Médio

29/03/2016 as 10h25 (Atualizado em 19/08/2018 as 03h22). Valdir Vieira | Governo do ES

Conhecer como funciona o trabalho dos deputados federais e contribuir com um projeto de lei para melhorar o país. Essa é a proposta do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), para estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e particulares e para alunos do 2º, 3º e 4º anos do ensino técnico integrado ao Ensino Médio. O período de inscrição já começou e segue até o dia 10 de junho. No Espírito Santo, duas vagas estão sendo oferecidas.

 Para participar, os alunos interessados deverão elaborar um projeto de lei com foco na realidade do Brasil, observando os problemas do país e propondo possíveis soluções. Para auxiliar na produção do material, o candidato pode acessar o portal de Educação a Distância da Câmara dos Deputados (http://educacaoadistancia.camara.leg.br). Há cursos e cartilhas disponíveis na plataforma que podem ajudar na tarefa de entender o papel do Poder Legislativo e de como fazer um projeto de lei para o PJB.

 Inscrição

 As inscrições podem ser feitas por e-mail (espiritosanto.pjb2016@gmail.com); pelos Correios, via Sedex, endereçada à Gerência de Ensino Médio, sala 208, localizada na Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Av. César Hilal, 1.111, Santa Lúcia, CEP 29056-085, Vitória, ES ou à Superintendência Regional de Educação (SRE) jurisdicionada à escola do aluno.

 O candidato deve enviar a ficha de inscrição preenchida de forma completa e com o termo de autorização dos pais/responsáveis assinado, caso o estudante seja menor; o Projeto de Lei de autoria do estudante; a cópia de um documento oficial de identificação (frente e verso); a declaração ou comprovante de matrícula no ensino médio/ técnico, constando o ano que o estudante está cursando.

 Jovens Parlamentares

 O Parlamento Jovem Brasileiro, programa realizado pela Câmara dos Deputados, é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. O número de parlamentares jovens por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional à bancada de cada unidade da federação na Câmara dos Deputados.

O PJB é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar em Brasília, em que os estudantes tomam posse e atuam como ‘Deputados Jovens’.

 A primeira edição do programa aconteceu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 690 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Desde 2011, além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano e os alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio também podem participar. Mais informações podem ser conferidas no link do manual de procedimentos: http://migre.me/tnaxO.

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia