sexta-feira, 19 de Outubro de 2018 | 04:10:16 | Tempo e temperatura: Iúna/ES pt Pancadas de Chuva à Tarde, 19º/28º
Notícia
  • publicidade 023 Notícias
ES: Estudantes poderão fazer o documento de identidade nas escolas Documento poderá ser solicitado nas escolas

ES: Estudantes poderão fazer o documento de identidade nas escolas

A partir deste mês, estudantes do 2º e 3º ano da rede estadual de ensino poderão solicitar o documento de identidade dentro da escola

16/05/2016 as 08h47 (Atualizado em 11/10/2018 as 11h41). Valdir Vieira | ESHOJE

A partir deste mês, estudantes do 2º e 3º ano da rede estadual de ensino poderão solicitar o documento de identidade dentro da escola. Essa ação busca estimular que os jovens tenham os seus documentos de identificação oficiais – RG e CPF –, que são obrigatórios para realização de provas, como o Enem. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), atualmente, 12.210 alunos das últimas séries do ensino médio de todo território capixaba não possuem a documentação individual.

Segundo o secretário Estadual, Haroldo Rocha, o projeto “Identidade Jovem” tem o intuito de estimular os jovens, principalmente, estudantes do 3° ano a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que para realizar a prova, é obrigatório a apresentação do documento oficial com foto. “Queremos mobilizar e estimular os jovens a fazerem o Enem, que se tornou a maior porta de entrada para as universidades federais e até nas faculdades. Para fazer a prova, é obrigatório apresentar a identidade, acreditamos que com a documentação em mãos, os alunos acabarão se dedicando mais aos estudos”, declarou.

Rocha informou ainda que essa ação é uma parceria com a Polícia Civil (PCES) por meio da Superintendência de Polícia Técnico-científica (SPTC), responsável pelo cadastramento e emissão dos RGs. Os trabalhos nas unidades escolares será permanente e gratuita (1ª via). Já o Cadastro de Pessoa Física (CPF), os alunos receberão acompanhamento e orientação para fazer pela internet.

Para realizar os trabalhos, a Superintendência Técnico-científica capacitaram 11 técnicos para atender a demanda escolar. A partir da próxima segunda (16) até o dia 27 de maio, as unidades de ensino irão mobilizar e informar os estudantes sobre o Identidade Jovem. Para fazer a identidade, os alunos deverão apresentar na secretaria da escola: certidão de nascimento ou casamento; uma foto 3x4 com fundo branco; e o comprovante residência. A previsão é que em junho, os técnicos comecem a coletar as impressões digitais.

De acordo com a chefe de Polícia Civil, delegada Gracimeri Gaviorno, a expectativa é que em 40 a 60 dias após a coleta das digitais as identidades sejam entregues aos estudantes. “Além de incentivar os jovens a se inscreverem no Enem, também é o cumprimento de cidadania. É com a identidade que a pessoa se apresenta socialmente, além de ser a individualização da pessoa”, destacou.

O delegado responsável pela SPTC, Danilo Bahiense, ressaltou que não haverá problemas na emissão de identidades para jovens com problemas de digitais, já que nesses casos, é feita a entrega de um RG com validade de cinco anos.

Somente na Grande Vitória, são emitidas cerca de 10 mil identidades por mês, sendo 1ª e 2ª vias. O Espírito Santo possui 75 postos de atendimento à população para realização do cadastramento de pessoas para retirada do RG.

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia