terça-feira, 16 de Janeiro de 2018 | 06:01:56 | Tempo e temperatura: Iúna/ES pn Parcialmente Nublado, 21º/31º
Notícia
  • publicidade 027 ExataAmbiental 2 300x92
  • publicidade 027 ExataAmbiental 300x92
Diversificação de cultivos é tema de encontro em Ibitirama O técnico em agropecuária do Incaper Renan da Silva Fonseca fez uma breve introdução sobre o cultivo de banana

Diversificação de cultivos é tema de encontro em Ibitirama

Ações propostas, com o objetivo de incentivar a diversificação

28/11/2016 as 10h01 (Atualizado em 08/01/2018 as 18h06). Redação | Incaper

Na tarde desta quinta-feira (24), técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estiveram reunidos com o Grupo Peterfrut, em Ibitirama, no Caparaó capixaba, para alinhar pontos importantes para o desenvolvimento da agricultura local, junto a mais de 20 agricultores familiares do município.

Entre as ações propostas, com o objetivo de incentivar a diversificação de renda das famílias, está a parceria entre os produtores familiares locais e a Peterfrut para a implantação do cultivo de morango, feita pelos técnicos da empresa.

O técnico em agropecuária do Incaper Renan da Silva Fonseca fez uma breve introdução sobre o cultivo de banana (Prata, Anã e Terra) consorciada ao café arábica. “A banana é uma cultura que não prejudica o nosso carro-chefe, que é o café. O objetivo é que os produtores busquem, cada vez mais, tecnificar as bananeiras, trazendo novas variedades e tratando-as como uma cultura que pode proporcionar um futuro promissor como a nova alternativa de diversificação”, explicou.

Comercialização dos produtos

Na ocasião também foi comemorada a reativação da Associação de Hortifrutigranjeiros de Ibitirama, com o intuito de viabilizar a comercialização dos produtos e a aquisição de insumos. A importância do associativismo, bem como o histórico da associação foram os assuntos da palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper em Ibitirama Aristodemos de Paiva Hassem.

“A nossa expectativa é que, com a reativação da Associação de hortifrutigranjeiros, os produtores se organizem para facilitar a comercialização dos produtos agrícolas, contribuindo para a diversificação, o aumento da renda e da qualidade de vida e a permanência do jovem no campo. Essa reativação é ponto chave para que a diversificação aconteça e evolua”, reforçou Renan Fonseca.

O evento teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibitirama e da Prefeitura Municipal.

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia