domingo, 24 de Junho de 2018 | 03:06:53 | Tempo e temperatura: Iúna/ES pn Parcialmente Nublado, 14º/27º
Cidades
  • publicidade 024 Farmácia Santa Maria 330x370
Luciano Pingo é o novo presidente do Consórcio do Caparaó Nova diretoria está confiante que muito poderá ser feito pela região (Foto: Valdir Vieira)

Luciano Pingo é o novo presidente do Consórcio do Caparaó

Reunião realizada em Ibitirama referendou o nome do prefeito de Ibatiba

11/01/2017 as 11h05 (Atualizado em 24/06/2018 as 08h15). Valdir Vieira | Redação

Ibitirama (ES) - Os prefeitos eleitos da Região do Caparaó reuniram-se em Ibitirama na última segunda-feira (9), para eleger o novo presidente do Consórcio do Caparaó. O encontro foi realizado no Polo de Práticas Sustentáveis no município de Ibitirama.

O prefeito de Ibatiba, Luciano Salgado (Pingo) foi eleito por aclamação.

“Hoje recebo com felicidade a eleição de presidente do Consórcio do Caparaó e liderar uma das regiões mais importantes do nosso Estado e Brasil. Obrigado Prefeitos da região pela confiança e ao nosso Deus pela honra, pois vi crescer esse Consórcio”, destacou o novo presidente.

Após a eleição, os gestores também debateram diversos temas, bem como a reestruturação do Consórcio dos municípios.

Com a presença  da secretária-executiva da instituição, Dalva Ringuier,  os prefeitos, vice-prefeitos e ambientalistas, dialogaram sobre a região, principalmente o futuro do Consórcio, dentre outros assuntos.

Também estiveram presentes, o diretor do Parque Nacional do Caparaó, Anderson Nascimento; José Francisco (Kito), representando o Bandes e várias outras autoridades ligadas ao turismo e meio ambiente da região.

A nova diretoria do Consórcio do Caparaó ficou definida da seguinte forma:

Presidente, Luciano Pingo (prefeito de Ibatiba); vice-presidente, José Carlos de Almeida (São José do Calçado).

Conselho Fiscal

Coronel Weliton Virgílio Pereira, prefeito de Iúna;  Reginaldo Simão de Souza, prefeito de Ibitirama; Dr. Carlinhos, prefeito de Muniz Freire.

Suplentes

 Cleudenir José de Carvalho Neto –Ninho (prefeito de Dores do Rio Preto); Sérgio Fonseca (prefeito de Jerônimo Monteiro e Eleardo Brasil (prefeito de Divino de São Lourenço).

Após a eleição a nova diretoria do Consórcio debateu a respeito de dívidas contraída pelo Consórcio e a possibilidade de quitação, contando inclusive com a possível doação de valores por parte de prefeitos e vice-prefeitos, também foram apresentadas outras propostas visando arrecadar dinheiro para colocar as contas em dia.

A secretária executiva do Consórcio, Dalva Ringuier relatou que tem efetuado o pagamento de registros de atas, energia, entre outras taxas com dinheiro do próprio bolso, já que o consórcio não disponibiliza de recursos.  A secretária disse estar confiante no trabalho da nova diretoria e se colocou mais uma vez a disposição para ajudar no que for possível.

O novo presidente, o prefeito de Ibatiba, Luciano Salgado (Pingo), propôs a integração da região através do esporte com a realização de campeonatos de futebol envolvendo a região. O que foi bem acolhido pelos presentes.

Luciano Salgado também destacou a grande importância da ambientalista Dalva Ringuier no crescimento e nas grandes conquistas alcançadas pelo Consórcio. Disse ainda que o momento é de fazer um levantamento da real situação e planejar  presente e o futuro.

Luciano Salgo (Pingo) defendeu a volta da Amostra do Desenvolvimento Sustentável do Caparaó, que segundo ele, foi um grande marco cultural da região.

Licenciamento ambiental

O novo presidente do Consórcio ressaltou a importância de parcerias entre os municípios, visando realizar o licenciamento ambiental.

“De forma compartilhando poderemos fazer o licenciamento ambiental”,  destacou.

Presença do diretor do Parque Nacional do Caparaó

O diretor do Parque Nacional do Caparaó, Anderson Nascimento pediu a palavra e falou da importância de serem firmadas parcerias com os municípios visando a promoção do turismo regional. Anderson anunciou que várias melhorias poderão ser feitas em localidades do Parque que são bastante frequentados pelos turistas e citou por exemplo; Pedra Roxa em Ibitirama e Rio Claro em Iúna.

O prefeito de Iúna, Coronel Weliton, que faz parte do Conselho Fiscal, disse que muita coisa precisa ser feita pelo desenvolvimento regional, mas, é preciso que seja feito dentro da legalidade para que não haja problemas para os gestores. Coronel Weliton ficou feliz com a possibilidade de investimentos do Parque Nacional do Caparaó na localidade de Rio Claro e aproveitou para anunciar uma nova ponte, que deverá ser construída em parceria com o Estado, visando atender os turistas e moradores da região.

O prefeito de Ibitirama, Reginaldo Simão de Souza também destacou a importância dos possíveis investimentos na localidade de Pedra Roxa. “Para nós é uma grande conquista, lutamos muito para que isso pudesse ocorrer, esperamos que realmente a parceria com o Parque ocorra e que possamos melhorar a sinalização e o acesso a região”, disse.

Estiveram participando da reunião que apontou o prefeito de Ibatiba Luciano (Pingo) como presidente do Consórcio do Caparaó, os prefeito de Muniz Freire, Carlos Brahim Bazzarella (Carlinhos);  Alegre, José Guilherme; Reginaldo Simão de Souza, Ibitirama; Weliton Virgírlio Pereira, acompanhado do vice-prefeito, José Uledir Tiengo, Iúna; Dalva Ringuier, secretária executiva do Consórcio do Caparaó, entre outros.

Veja entrevista com o presidente eleito:

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia