segunda-feira, 19 de Novembro de 2018 | 01:11:21 | Tempo e temperatura: Iúna/ES pn Parcialmente Nublado, 20º/28º
Notícia
  • publicidade 023 Notícias
Aniversário de Manhumirim: 93 anos Manhumirim (MG) - 93 anos de história

Aniversário de Manhumirim: 93 anos

Confira a Coluna de José Geraldo Barbosa

21/03/2017 as 09h17 (Atualizado em 18/11/2018 as 19h15). José Geraldo Barbosa | Redação

ANIVERSÁRIO DE MANHUMIRIM: 93 ANOS – Muito se tem a falar desta bela cidade da Zona da Mata, com dezenas de atrativos culturais, religiosos, turísticos, sociais, assistenciais, etc. Mas, vale mostrar alguns aspectos que a fazem destaque.

ADMINISTRAÇÃO: Muito bem administrada através de prefeito Luciano e vice Carlos Alberto, onze vereadores, apoio de vários deputados, entre eles o manhumiriense Mário Heringer, a cidade já recebeu muitos benefícios, (alguns iniciados em governos anteriores/estádio municipal), como o atraente monumento do café, com lindo jardim na chegada das rodovias. Mas, em três meses, o governo municipal já despertou o ânimo da população, com reformas de praças, calçadão, carnaval sem igual (foto), dinamizou a Educação (uniformes grátis para alunos, por ex.), e muito mais ainda não descrito agora, conseguindo que o povo aderisse ao comércio local, e fazendo com que novamente os olhares e interesses sejam voltados para a progressista Manhumirim.

RELIGIOSIDADE: Com predominância da Católica, o município conta com dezenas de templos evangélicos, centenas de adeptos da Doutrina Espírita, que convivendo em harmonia, ajudam na manutenção da paz e amor a Deus entre seus fiéis. Além disso, estão sempre presentes e dando assistência às eficientes entidades filantrópicas existentes, como a AMAR, APAE, Abrigo, Patronato, Creches, Cantinas, APAC, A.A., Hospital, etc. E em 2017, a cidade vive a expectativa da beatificação do fundador das Congregações Sacramentinas, Pe. Júlio Maria e os preparativos para a maior festa religiosa da região, o Centenário do Jubileu do Bom Jesus. Tudo isto divulgado e proclamado pelas excelentes emissoras de rádio da Fundação Bom Jesus, que prestam um serviço de grande valia aos munícipes e exercitam eficaz evangelização.

(foto: pároco Pe. Marcos e Fráter Mateus)

CULTURA, ARTES, ASSISTÊNCIA SOCIAL: Dotada dos melhores estabelecimentos de ensino da Zona da Mata, com alunos vitoriosos em concursos e vestibulares, Manhumirim conta com uma excelente rede municipal de ensino, Conservatório Brasileiro de Música, Pré-Escolar, Jardins de Infância, Seminário, Evec, faculdade. Tem Policlínica, Hospital, além de assistência de clubes de serviço, Lions, Rotary, Maçonaria, AALP, entre muitos outros. Atrativos como o Parque Municipal Sagüi da Serra, um dos melhores de Minas Gerais, vizinhança do Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do Brasil, aprazível Rio Claro e cachoeiras, locais de prática de esportes radicais, como moto-velocidade, trilhas, rapel, além de inigualável arquitetura em seus monumentos, que são motivos de admiração e visita.

TURISMO, ESPORTES, VIDA NOTURNA: Difícil enumerar tantos atrativos que a cidade oferece em sua vida noturna com requintados bares e restaurantes, show musicais, além do inigualável carnaval. Durante o ano, Festival de Inverno, Comemoração do Dia da Cidade, Jubileu do Bom Jesus, Festa do Trabalhador, Festival da Canção, Boneca Lions, são apenas alguns dos eventos que chamam atenção dos visitantes de outras cidades. E inaugurado dia 19, domingo, o Estádio Municipal, que juntamente ao Campo do Grêmio, atraem milhares de jovens e adultos que gostam de um bom futebol, alem do Campestre, Poliesportivos, AABB, etc. Jovens são treinados em grandiosas escolas de Artes Marciais, Capoeira, Academias de Dança, onde despontam e disputam concursos de lutas, de beleza, onde as garotas e moças saem vencedoras em eventos nacionais e internacionais. Isto é apenas um pouquinho do destaque de Manhumirim, que dia 16 de Março, completou 93 anos de emancipação.

(Foto: Mestre Cal, prefeito (C) com alunos da capoeira)        

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia