domingo, 24 de Junho de 2018 | 03:06:09 | Tempo e temperatura: Iúna/ES pn Parcialmente Nublado, 14º/27º
Notícia
  • publicidade 027 ExataAmbiental 2 300x92
  • publicidade 027 ExataAmbiental 300x92
Pedeag Caparaó é tema de reunião em Iúna Seag, prefeitos, secretários, vereadores, ambientalistas e Incaper, na reunião em Iúna

Pedeag Caparaó é tema de reunião em Iúna

Além do Pedeag, Serviço de Inspeção Estadual e Segurança na Zona Rural ganharam destaque na reunião

17/03/2017 as 14h28 (Atualizado em 24/06/2018 as 09h35). Valdir Vieira | Redação

Iúna (ES) - As prioridades e diretrizes para o desenvolvimento do setor agrícola até 2030, na região do Caparaó serão discutidas e apontadas no Pedeag Caparaó.  A metodologia que será utilizada para a elaboração do plano foi apresentada para os prefeitos, vereadores, ambientalistas e secretários de Agricultura presentes na última quarta-feira (15) em Iúna. O evento foi realizado no Parque de Exposições, Cassiano Júnior e contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Agronegócios, Octaciano Neto, além do presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Marcelo Suzart; ambientalistas; vereadores, de Iúna, Everaldo e Emmanuel; de Ibatiba, Elias Candido (Lili), presidente da Câmara; e outros, ambientalistas e secretários municipais, representando demais municípios da região. Estiveram presentes também, os prefeitos, Luciano Pingo, que também é presidente do Consórcio do Caparaó (Ibatiba); José Guilherme (Alegre); Ninho (Dores do Rio Preto); Eleardo Brasil (Divino de São Lourenço) e Coronel Weliton, (Iúna).  

O pedeag (Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura) - Caparaó será discutido e elaborado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Incaper e gestores municipais em conjunto com produtores rurais e representantes das diversas cadeias produtivas do agronegócio.  As discussões  servirão de base para a formulação do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura na região do Caparaó capixaba.

O Pedeag Caparaó é um instrumento de análise do cenário atual e futuro que visa estabelecer estratégias e iniciativas que possam ser planejadas, geridas e implantadas. Vale destacar que, de acordo com a metodologia do plano apresentada pelo técnico da Seag, Izaias Caliman Buffon, serão realizados, oficinas e seminários visando ouvir os envolvidos na cadeia produtiva da região do Caparaó que segundo o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, será a única região do Estado a ter um plano específico.

Plano de Estratégico de Desenvolvimento Sustentável

Segundo os participantes da reunião realizada em Iúna, a região do Caparaó, conta com um Plano Estratégicos de Desenvolvimento Sustentável, que sendo atualizado, poderá ajudar na elaboração do Pedeag Caparaó.

De acordo com o prefeito de Iúna, Coronel Weliton, muitos dos problemas enfrentados pelos municípios são similares, daí a importância da elaboração de um plano em conjunto.

O prefeito frisou também a importância da participação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) na elaboração do Pedeag.

“A UFES está com um projeto que visa a implantação de um Polo de Fruticultura para a nossa região e seria importante incluir esse projeto no Pedeag, precisamos da UFES e do IFES, caminhando conosco”, pontuou o prefeito.

Segurança pública

Não faz parte do Pedeag, mas, o tema segurança, também foi lembrado pelos gestores.

 “Medidas preventivas precisão ser adotadas e vamos discutir isso em uma reunião que será realizada em breve no município de Dores do Rio Preto” disse o prefeito de Iúna.

Segundo o gestor, é preciso dar uma atenção especial à comunidade produtiva que reside na Zona Rural, segundo ele, irá entregar nas mãos do secretário de Agricultura, Octaciano Neto, um projeto denominado, Operação Safra, para que o secretário possa viabilizar junto ao Estado a  sua reedição.

Veja a entrevista

 

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano serão discutidos no Pedeag Caparaó, além da Agricultura, o Meio Ambiente e o Turismo.

"O Pedeag está criando uma nova agenda que dá um rumo para a agricultura nos próximos 15 anos. O Pedeag Caparaó vai além da agricultura passando pelo meio ambiente e o turismo. É olhar para o Caparaó como um todo e definir estratégias e prioridades para os 11 municipios ", disse Octaciano Neto.

Serviço de Inspeção

Aproveitando a presença dos prefeitos da região e a representação do Consórcio do Caparaó, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, que esteve em Iúna, na última quarta-feira (15) na reunião sobre o Pedeag, frisou também sobre a importância da implantação de um Serviço de Inspeção Estadual para os produtores de produtos de origem animal. Segundo ele, o selo estadual vai facilitar a comercialização dos produtos no Estado.

“Facilitaria demais para os produtores comercializarem os seus produtos, estamos viabilizando a proposta junto ao Consórcio do Caparaó e o IDAF”, disse o secretário.

Veja a entrevista

O presidente do Incaper, Marcelo Suzart, explicou que a participação da sociedade através dos produtores, instituições e municípios, envolvidos no processo de elaboração do Pedeag Caparaó, torna as ações mais efetivas e eficientes.

"A participação do produtor é fundamental para que se possa conhecer a dificuldade e a real necessidade da região. E isso torna mais fácil a execução do Plano e as ações necessárias. A equipe do Incaper está à disposição para fazer esse diálogo com cada secretaria municipal de agricultura", declarou Suzart.

Veja a entrevista

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo parabenizou o Estado pelo debate em torno da reorganização da Agricultura, Meio Ambiente e Turismo da região, através do Pedeag Caparaó.

"O importante é pensar o que queremos para a nossa agricultura e os caminhos a seguir. Agradecemos a Seag e o governo por essa parceria".

Luciano, que também é presidente do Consórcio do Caparaó destacou outros temas importantes abordados no encontro em Iúna, entre eles, segurança publica e administração consorciada.

Veja a entrevista

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia