domingo, 21 de Outubro de 2018 | 11:10:00 | Tempo e temperatura: Iúna/ES npp Nublado com Possibilidade de Chuva, 12º/25º
Notícia
  • publicidade 023 Notícias
Menos de 50% dos capixabas fez declaração do IR, diz Receita Imposto de Renda

Menos de 50% dos capixabas fez declaração do IR, diz Receita

Prazo termina em poucos dias. São esperadas 530 mil declarações, mas até a manhã desta quarta-feira (19), foram 247 mil

19/04/2017 as 16h52 (Atualizado em 17/10/2018 as 16h48). Redação | G1

Faltando pouco mais de uma semana para o fim do prazo de envio da declaração do Imposto de Renda, nem 50% dos capixabas fizeram o processo até a manhã desta quarta-feira (19). O dado é da Receita Federal do Espírito Santo. No total, são esperadas 530 mil declarações. Até a atualização, foram 247 mil.

De acordo com o delegado adjunto da Receita Federal no Espírito Santo, Ivon Pontes Schayder, a situação é normal, já que muitos deixam a obrigação para a última hora. Ele acrescenta, no entanto, que neste ano o prazo é menor, com dois dias a menos, devido ao final de semana e feriado do dia primeiro de maio.

Segundo Ivon, também é importante ficar atento às documentações necessárias e ter cautela ao fazer a declaração. “Apesar do prazo encerrando, que ele faça a declaração com calma para não apresentar dados incorretos, que possam fazer ele cair em malha fina”, orienta.

Contadores de plantão

Nestes últimos dias para a declaração do Imposto de Renda, contadores estão de plantão até mesmo nos feriados, segundo o presidente da Associação de Contadores de Vila Velha, Rodrigo Sangali.

“Muitos dos contribuintes, apesar dos avisos, não separaram as documentações. Então chegam nos escritórios com documentação faltando e acabam voltando depois”, relata.

Sangali explica que a declaração para trabalhadores do setor privado é mais simples, mas que pode se tornar difícil para profissionais liberais, médicos, dentistas e outros, que precisam deixar registrados todos os recibos de pessoas físicas.

Uma dica para o próximo ano, segundo ele, é aderir ao programa Carnê Leão, em que o pagamento do imposto é feito mensalmente e no final é feita a declaração pagando o que falta do tributo.

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia