segunda-feira, 23 de Abril de 2018 | 08:04:48 | Tempo e temperatura: Iúna/ES pt Pancadas de Chuva à Tarde, 17º/25º
Notícia
  • publicidade 023 Notícias
Patrulhamento rural será intensificado na área do 14º BPM Comandante Martinelli (C), Coronel Weliton e Coronel Gunther (D), Luciano e tenente-coronel Geovanio (E)

Patrulhamento rural será intensificado na área do 14º BPM

Ação devera ser desencadeada em Ibitirama, Iúna, Irupi, Ibatiba, Brejetuba e Muniz Freire

11/04/2017 as 15h41 (Atualizado em 20/04/2018 as 21h33). Valdir Vieira | Redação

Na última segunda-feira (10), o Coronel Martinelli, à frente do Comando de Polícia Ostensiva (CPO Serrano), realizou visita de trabalho ao 14º Batalhão de Polícia Militar sediado em Ibatiba. Em reunião com os militares, foram tratados assuntos envolvendo a segurança pública nos municípios da área do 14º BPM, sendo eles, Ibitirama, Iúna, Irupi, Ibatiba, Brejetuba e Muniz Freire.

Participaram ainda do encontro o subcomandante do CPO-Serrano, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro; oficiais do 14º Batalhão; e os prefeitos de Ibatiba, Luciano Miranda Salgado, e Iúna, tenente-coronel Weliton Virgílio Pereira. Durante a reunião, o subcomandante da Unidade, major Flávio Pereira Santiago, apresentou os projetos e as dificuldades enfrentadas nas rotinas operacionais e administrativas da Unidade.

O evento faz parte de um cronograma de trabalhos desenvolvido pelo comando do CPO-Serrano, que já realizou visitas a diversos prefeitos com o objetivo de conhecer “in loco” a realidade regional, além de esclarecer ao efetivo policial e aos mandatários o potencial e as janelas de oportunidades abertas com a instalação de um Comando de Polícia Ostensiva na Região Serrana.

CPO Serrano

O CPO Serrano, comandado pelo tenente-coronel Arilson Marcelo Martinelli, tem como sede o município de Venda Nova do Imigrante. A gestão operacional do novo comando de policiamento tem como responsabilidade territorial os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Muniz Freire, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante. Estão subordinados ao CPO Serrano o 14º BPM, a 2ª Companhia Independente, a 6ª Companhia Independente e a 8ª Companhia Independente.

Durante a visita do Comandante do CPO, foi realizada uma reunião, contando com a participação do comando do 14º BPM. Logo em seguida, Coronel Martinelli e o Comandante do Batalhão se reuniram com o prefeito de Iúna, Coronel Weliton, e de Ibatiba, Luciano Pingo, ocasião em que dialogaram acerca das demandas de segurança na região, com destaque para a realização de um policiamento mais efetivo na zona rural.

“Estaremos visitando todos os municípios, conhecendo suas dificuldades e realizando as ações necessárias”, frisou Coronel Martinelli. Segundo ele, o CPO Serrano, engloba 18 municípios, nas regiões Serrana e Sul, e o policiamento rural é uma das ações a serem realizada na região.  

“As comunidades podem apostar em um trabalho muito efetivo da Polícia Militar”, destacou Martinelli, que disse que os programas de prevenção primárias da PMES precisam ser criados e mantidos.

“Vamos fazer as parcerias com os municípios, os prefeito também querem isso e vamos contribuir para manter os projetos, a nossa promessa é exatamente essa, muito trabalho”, destacou o comandante.

Veja a entrevista

 

O prefeito de Ibatiba, disse que a execução do patrulhamento rural, vai trazer mais segurança para os trabalhadores e produtores rurais. Luciano aproveitou e cobrou mais policiamento nas localidades de Criciúma e Santa Clara.

O prefeito apresentou mais uma vez a intenção do município ter uma Guarda Mirim.

“Saímos da reunião muito animados, aproveitei e coloquei também o Consórcio do Caparaó, o qual sou presidente, a disposição do 14º para ampliar ainda mais a proximidade não somente de Ibatiba, mas de toda a região com a Polícia Militar” destacou o prefeito.

Ainda dentro do tema segurança pública, o gestor municipal disse a reportagem do jornal Cidade Agora, que vem trabalhando para que o município de Ibatiba possa ter uma Delegacia de Policia Civil.

“Somos o único município do Estado que tem um Batalhão de Polícia Militar e não temos uma Delegacia de Polícia Civil funcionando 24 horas”, disse.

Veja a entrevista.

 

O Comandante do 14º BPM, Tenente Coronel Gunther disse que é importante a Policia Militar estar ouvindo os demais seguimentos da sociedade.

“O policiamento está sendo reformulado visando o bem estar da comunidade”, disse. Segundo ele, é necessário dar a devida atenção aos produtores rurais.

Segundo, Tenente Coronel Gunther, a população tem papel importante na melhoria da segurança.

“Quem detém a maioria das informações sobre os problemas da comunidade é a população. Vamos utilizar os serviços desta população para melhoria da segurança de forma coletiva”, disse Coronel Gunther.

Veja a entrevista

 

A chamada "Operação Safra" foi implantada quando o prefeito de Iúna era comandante do 14º Batalhão.

Segundo Coronel Weliton, a expectativa é que seja construída junto a população a sensação de segurança.

“O policiamento na rural chamado operação safra foi um demanda da comunidade. Nós sempre ouvimos que havia a necessidade de uma presença mais efetiva da polícia, e agora, estou feliz que esse policiamento seja implementado novamente”, disse o prefeito.

Veja a entrevista

 

Coronel Martinelli - Comandante do CPO - Serrano

Coronel Gunther - Comandante do 14º BPM

Militares e os prefeitos de Iúna, Coronel Weliton e Ibatiba, Luciano Pingo

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia