quarta-feira, 20 de Junho de 2018 | 02:06:23 | Tempo e temperatura: Iúna/ES pn Parcialmente Nublado, 12º/26º
Saúde
  • publicidade 024 Farmacia Santa Maria 330x370
Capixabas estudam planta capaz de proteger o coração Planta comum em Afonso Cláudio é capaz de proteger o coração (Foto: Reprodução TV Gazeta)

Capixabas estudam planta capaz de proteger o coração

Planta, chamada Bicuída, tem finalidade antioxidante e ajuda na proteção renal, gástrica e cardiovascular

24/05/2017 as 09h19 (Atualizado em 19/06/2018 as 23h10). Redação | G1

Um grupo de capixabas pesquisa a substância extraída de uma planta muito comum no município de Afonso Cláudio, na região Serrana do Espírito Santo, capaz de proteger o coração.

Segundo os estudiosos, a Bicuída tem finalidade antioxidante e cicatrizante, ajuda na proteção renal, gástrica e cardiovascular, reduzindo a placa de gordura nos vasos sanguíneos em 50%.

A planta é natural da mata atlântica e está em extinção. Antigamente, era usada para fazer armário, por ser bastante resistente. A resina era considerada 'lixo', mas depois viram que ela tem finalidade de combater os radicais livres ligados a doenças crônicas. A pesquisa do grupo dura dois anos e meio.

Com a dieta de grande parte das pessoas, feita com a intenção de baixar os níveis de colesterol, formador de placas de gordura, a planta se tornou uma aliada.

A pesquisa tem potencial de diminuir a formação dessas placas, mesmo com o colesterol em níveis elevados. Funcionaria, assim, como efeito preventivo para quem sofre com doenças cardiovasculares.

Além de alunos e professores da Universidade de Vila Velha (UVV), participam do laboratório pesquisadores do Ifes e da Ufes. A descoberta do grupo foi publicada na revista científica internacional Journal of Ethnopharmacology.

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia