quinta-feira, 16 de Agosto de 2018 | 06:08:39 | Tempo e temperatura: Iúna/ES ec Encoberto com Chuvas Isoladas, 15º/19º
Cidades
  • publicidade 024 Farmácia Santa Maria 330x370
Seminário discute Unidade de Conservação Serra do Valentim Autoridades e lideranças marcaram presença no seminário que visa criação da Unidade de Conservação

Seminário discute Unidade de Conservação Serra do Valentim

Evento contou com diversas autoridades de Iúna, Ibatiba, Muniz Freire e representantes de vários órgãos estaduais ligados ao meio ambiente

09/06/2017 as 09h37 (Atualizado em 16/08/2018 as 03h30). Valdir Vieira | Redação

Iúna (ES) – Foi realizado na última terça-feira (06), no sítio Murucutu - Educação Ambiental, localizado no município de Iúna, na Serrinha, o Seminário Unidade de Conservação Serra do Valentim. O evento que teve a realização e apoio da prefeitura de Iúna - Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo; Incaper, prefeitura de Ibatiba e prefeitura de Muniz Freire contou com presença de várias autoridades, entre elas, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira.

Ambientalistas, gestores municipais, vereadores e outras autoridades do setor, estiveram presentes e defenderam o projeto de criação da UC.

O seminário começou com uma explanação feita por um dos proprietários da área e empreendedor turístico, Plínio Gomes Silveira. Em seguida, o engenheiro florestal do Incaper, Gabriel Graciliano Guzzo Rosa falou sobre a localização da área, que abrange os municípios de Iúna, Ibatiba e Muniz Freire.

Cristiano Ricarte, diretor de Turismo da prefeitura de Iúna, destacou os potenciais turísticos da Serra do Valentim, com destaque para suas diversas cachoeiras.

O pesquisador João Paulo Zorzanelli fez uma explanação detalhada das inúmeras espécies de plantas, encontradas na região.

No final, as autoridades presentes assinaram um acordo de compromisso com a criação da área ambiental . O documento foi assinado pelo secretário de Estado de Meio Ambiente (SEAMA), Aladim Cerqueira;  pelos prefeitos dos municípios onde se localiza a "Serra do Valentim",  Weliton  Virgílio Pereira, Iúna; Luciano Pingo, Ibatiba e Carlos Brain Brazzarela, Muniz Freire. Também assinaram, a deputada estadual, Luzia Toledo e demais representantes dos órgãos ambientais, empreendedores  e dos poderes Executivo e Legislativo.

“Acompanhamos e apoiamos a iniciativa da comunidade do Caparaó, liderada pelo produtor rural Plínio Gomes Silveira, e pelas administrações dos municípios de Iúna, Ibatiba e Muniz Freire na criação da UC da Serra do Valentim, uma área de 4.400 ha, de uma serra belíssima entre os 3 municípios, integrante da Rota Imperial”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente Aladim Cerqueira. O secretário da SEAMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) falou a nova reportagem sobre a programação da Semana do Meio Ambiente na região do Caparaó.

Veja a entrevista

 

O prefeito de Iúna, Weliton Virgílio Pereira frisou que dará total apoio para a criação da Unidade de Conservação.

Veja a entrevista

 

Catariana Dalvi Boina que é do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) destacou os caminhos a serem percorridos para a criação da UC. Segundo ela, a criação da Unidade de Conservação é um processo longo, mas, como a demanda existe e o apoio também é muito grande, há uma grande probabilidade para que a Criação da Unidade de Conservação torne-se realidade e venha agregar para os municípios e para os proprietários da região.

Veja entrevista

 

Os vereadores de Iúna, Paulo Henrique Leocadio (Paulinho da Tôca), Everaldo Pereira Sales e Darlan Barglini representaram o legislativo local.

Darlan falou a reportagem do jornal Cidade Agora e disse acreditar ser importante a criação da Unidade de Conservação.

Veja a entrevista

 

O diretor de Turismo da prefeitura de Iúna Cristiano Ricarte afirmou que a iniciativa tende a alavancar ainda mais o turismo no município.

Veja a entrevista

 

O prefeito de Ibatiba Luciano Pingo destacou a programação da semana do Meio Ambiente na região do Caparaó. O gestor municipal lembrou dos protocolos assinados pelo governador Paulo Hartung em seu município e disse que trabalhará pela criação da U.C.

A deputada Luzia Toledo esteve participando do evento que visa a criação da Unidade de Conservação Serra do Valentim e convocou os prefeito para que abracem o turismo regional. Luzia Toledo que segundo ela, está no oitavo mandado de sua vida pública, é uma parlamentar atuante e grande incentivadora do turismo capixaba.

Acompanhando a deputada Luzia Toledo e representando o legislativo de Ibatiba, esteve presente, o vereador, Robertinho Magnético.

Andreia Pereira Carvalho, presidente do Iema e a incansável ambientalista, Dalva Ringuier estiveram no evento e demostraram apoio para a criação da Unidade de Conservação.

O legislativo de Muniz Freire foi representado pelo vereador, Jonatas Almeida, o popular Café.

A Policia Militar Ambiental e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Ibatiba, também se fizeram presentes.

O produtor rural, ambientalista e empreendedor, Plínio Gomes Silveira explicou a reportagem do Jornal Cidade Agora como surgiu a ideia de criação da Unidade de Conservação. Ele contou que até pouco tempo a Serra do Valentim era completamente desconhecida, mas, diante dos estudos, levantamentos realizados  e descobertas de várias espécies da Flora, a Serra do Valetim despertou o interesse de pesquisadores, técnicos, ambientalista e gestores.

“Vale destacar, que além da fauna e da flora,  o grande potencial hídrico da Serra do Valetim chama muito a atenção e merece ser preservado e mantido”, destacou Plínio.

Veja a entrevista

 

Veja fotos do evento

O secretário de Estado de Meio Meio Ambiente, Aladim Cerqueira assinando o acordo de cooperação

A deputada estadual, Luzia Toledo se comprometeu a ajudar na criação da UC

João Paulo Zorzanelli, o pesquisador tem papel importantes nos estudos para criação da Unidade de Conservação

O vereador Jhonatas (Café) de Muniz Freire, demostrou grande apoio 

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo disse que dará todo apoio necessário

O prefeito de iúna, Weliton Virgílio assinando o acordo de cooperação. Ele destacou a grande importância da Serra do Valentim para Iúna e demais municípios da região.

Mesmo com as dificuldade enfrentadas atualmente, Muniz Freire assinou o acordo com muita satisfação, através de seu prefeito, Dr. Carlinhos.

Mateus - Extencionista do Incaper, assinou o acordo representando os companheiros

O vice-prefeito de Iúna, Lediu Tiengo também esteve presente e apoia a iniciativa

Ana Karoline, representou a TV Gazeta Sul e fez o apresentação do projeto Sustentabilidade

Gabriel Graciliano Guzzo Rosa, engenheiro florestal do Incaper e muito dedicado nos trabalhos de criação da UC

 

Abaixo, uma pequena msotra das belezas da Serra do Velentim, com registros de Gabriel Graciliano Guzzo Rosa:

 

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia