domingo, 19 de Agosto de 2018 | 08:08:21 | Tempo e temperatura: Iúna/ES pn Parcialmente Nublado, 12º/23º
Cidades
  • publicidade 024 Farmácia Santa Maria 330x370
Historiador de Muniz Freire tem artigo publicado em livro Herbert Soares é um dos 21 autores com artigos publicados em livro lançado no Maranhão

Historiador de Muniz Freire tem artigo publicado em livro

Obra lançada no Maranhão tem o título de “Ditaduras e Democracias no Mundo Contemporâneo: Rupturas e Continuidades”

14/07/2017 as 11h13 (Atualizado em 19/08/2018 as 05h55). Valdir Vieira | Redação

Muniz Freire (ES) - Herbet Soares, historiador e escritor de Muniz Freire é um dos 21 autores, que retratam no livro, “Ditaduras e Democracias no Mundo Contemporâneo: Rupturas e Continuidades”, histórias da ditatura nas diversas regiões do país. O livro é fonte de pesquisa e serve para estudos no Brasil e no mundo, em particular sobre o processo de transição do regime ditatorial inaugurado com o golpe de 1964.

Segundo o prefácio da obra, as pesquisas são originais, interessantes, diversas e relevantes em seus temas.

O professor Herbert em seu artigo destaca o grupo revolucionário “Grupo dos Onze”, criado a partir de novembro de 1963, por Leonel Brizola, então deputado federal, com o objetivo de organizar a população para lutar pelas reformas de base e contra possíveis tentativas de golpes de Estado. De acordo com a publicação, a ideia teve grande aceitação e inúmeros grupos surgiram em todo o país a partir das pregações de Leonel Brizola, inclusive no município de Muniz Freire.

De acordo com o historiador, assim como aconteceu nacionalmente, o grupo muniz-freirense foi associado a atividades revolucionárias e comunistas, o que ocasionou perseguições após o golpe de 1964.

O artigo publicado é parte do trabalho de pesquisa que Herbert iniciou ainda na graduação e que resultou na dissertação de Mestrado na Ufes, intitulada "O Grupo dos Onze: repressão e anticomunismo no município de Muniz Freire - ES", que percorre a história do município de Muniz Freire e seu vínculo com acontecimentos ocorridos no Espírito Santo e nacionalmente.

O livro foi publicado no Maranhão, pela editora UEMA. 

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia