sexta-feira, 22 de Junho de 2018 | 09:06:06 | Tempo e temperatura: Iúna/ES pn Parcialmente Nublado, 14º/26º
Notícia
  • publicidade 027 ExataAmbiental 2 300x92
  • publicidade 027 ExataAmbiental 300x92
 Evair de Melo cobra MMA para indenizar produtores rurais do Caparaó Evair de Melo, deputado federal (foto: Câmara dos deputados)

Evair de Melo cobra MMA para indenizar produtores rurais do Caparaó

A queda de braço dos produtores na Justiça já dura seis anos

17/08/2017 as 15h55 (Atualizado em 21/06/2018 as 00h33). Redação | Portal Cidade Agora

A presença do ministro do Meio Ambiente Sarney Filho, nessa quarta-feira (16), na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados deu oportunidade ao deputado Federal Evair de Melo (PV/ES), de reforçar a necessidade de solução ao impasse provocado ainda em 1997, com o decreto de ampliação dos limites do Parque Nacional do Caparaó.

“A área do parque foi ampliada sem estudo técnico aprofundado e os produtores rurais do entorno foram obrigados a abandonar propriedades e áreas de produção, sem as devidas indenizações. Cumpriram a determinação e não receberam até agora o que têm direito. Outro agravante constatamos com o abandono de pastagens e de lavouras em plena produção, que viraram focos para proliferação de pragas e doenças, como a broca do café, colocando em risco milhares de hectares de lavouras de toda região. É preciso indenizar os produtores e fazer um esforço emergencial para eliminar a parte vegetativa dessas culturas e acabar com os focos”, destaca o deputado Evair de Melo.

A queda de braço dos produtores na Justiça já dura seis anos. Em outubro de 2016, o deputado Evair de Melo esteve reunido com os produtores na comunidade de São João do Príncipe, em Iúna. Desde então, a comissão formada e o parlamentar capixaba estão unindo esforços para encontrar solução junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia