terça-feira, 16 de Janeiro de 2018 | 06:01:55 | Tempo e temperatura: Iúna/ES pn Parcialmente Nublado, 21º/31º
Cidades
  • publicidade 024 Farmácia Santa Maria 330x370
Incêndios florestais na região do Caparaó Bombeiros em Guaçuí, Guardiões do Caparaó (foto: Governo do ES)

Incêndios florestais na região do Caparaó

Alerta do Corpo de Bombeiros de Guaçuí

23/08/2017 as 15h54 (Atualizado em 16/01/2018 as 14h29). Redação | Bombeiros de Guaçuí

Guaçuí (ES) - O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo alerta a população para os incêndios em vegetação, esses que são totalmente maléficos à natureza, e consequentemente ao homem, o qual destrói a flora, a fauna e toda a biodiversidade que se encontra no ecossistema.

Esse tipo de ocorrências ocorre o ano todo, no entanto, a incidência de incêndios entre os meses de julho a outubro são maiores que nos outros meses do ano. Isso se deve ao fato desse período ser de estiagem, chovendo menos que em outras épocas. Agrava-se a esse fato uma estiagem histórica que o Espírito Santo vem sofrendo desde meados de 2013.

A região do Caparaó sofreu muito com esses incêndios nesses meses do ano passado. A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Bombeiros atendeu entre os meses de julho e setembro, 72 ocorrências de incêndio em vegetação, sendo que o mês mais crítico foi agosto, com 32 atendimentos. Esse ano, como tivemos um mês de julho com precipitações acima da média histórica, o número de ocorrências está menor, com apenas 4 atendimentos no mês de julho, e 14 atendimentos nos primeiros 20 dias do mês de agosto.

Por isso, a população, principalmente nessa época do ano, deve evitar colocar fogo em lixos, realizar queimadas inapropriadas e evitar limpezas em terrenos, além de denunciar qualquer suspeita de incendiários na região. Colocar fogo em mata ou lixo, está previsto na lei de crimes ambientais, podendo o infrator ser punido por até 04 anos de prisão, além de multas.

Em caso de incêndios em vegetação, disque 193. Bombeiros em Guaçuí, Guardiões do Caparaó.

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia