domingo, 19 de Agosto de 2018 | 08:08:33 | Tempo e temperatura: Iúna/ES pn Parcialmente Nublado, 12º/23º
Cidades
  • publicidade 024 Farmácia Santa Maria 330x370
8ª Expedição Tropeira: chegada será dia 30 em Iúna Deputada Luzia Toledo: apoio integral à Expedição Tropeira

8ª Expedição Tropeira: chegada será dia 30 em Iúna

Este ano, alguns municípios, entre eles Ibatiba, ficaram fora do trajeto da expedição, e Iúna foi escolhida como ponto de chegada

12/09/2017 as 16h31 (Atualizado em 19/08/2018 as 07h23). Valdir Vieira | Redação

Iúna (ES) - A 8ª Expedição Tropeira pela Rota Imperial sairá no próximo dia 23 de setembro da cidade de Santa Teresa, com chegada prevista para o dia 30 em Iúna.

Tradicionalmente os tropeiros percorrem os municípios que fazem parte da Rota Imperial no Espírito Santo, sendo eles; Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Muniz Freire, Conceição do Castelo, Iúna, Vitória, Cariacica, Viana, Castelo, Ibatiba, Ibitirama e Irupi.

A origem da Rota Imperial é a Estrada Real Dom Pedro de Alcântara, antiga estrada para Minas, construída durante o governo de Francisco Alberto Rubim, no período de 1812-1819, considerada o mais importante empreendimento da Coroa na capitania capixaba até então.

Este ano, segundo informações, os expedicionáriios não estarão passando em todos os municípios da Rota Imperial, entre eles Ibatiba. A cidade de Iúna foi escolhida como ponto de chegada.

A origem da Rota Imperial é a Estrada Real Dom Pedro de Alcântara, antiga estrada para Minas, construída durante o governo de Francisco Alberto Rubim, no período de 1812-1819, considerada o mais importante empreendimento da Coroa na capitania capixaba até então.

De acordo com a deputada estadual Luzia Toledo, a lei número. 9.299/09, de sua autoria, homenageia, os tropeiros. Em lombo de burros, em constante ir e vir percorriam a Rota Imperial, levando as mercadorias para o interior do Espírito Santo, sendo um dos principais vetores de integração e desenvolvimento do Estado. “Tenho muitos amigos que são tropeiros, em corpo e em alma aventureira. Gente simples, feliz, que coloca Deus e a família em primeiro lugar. Quase todos integram a Expedição Tropeira que este ano sairá de Santa Teresa com chegada em Iúna. Estaremos juntos, mais uma vez”, frisou a deputada.

Segundo Luzia Toledo, que recentemente esteve no restaurante Casarão dos Lagos, acompanhada pelo vereador de Ibatiba, Robertinho Magnético, o governador Paulo Hartung deverá estar presente em Iúna, juntamente com o prefeito Weliton Virgílio, recebendo os expedicionários no próximo dia 30.

Veja a entrevista

Vereador de Ibatiba, Robertinho Magnético e a deputada estadual, Luzia Toledo

 

 

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia