sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017 | 11:12:36 | Tempo e temperatura: Iúna/ES np Nublado e Pancadas de Chuva, 19º/27º
Saúde
  • publicidade 024 Farmacia Santa Maria 330x370
Iúna: operação para salvar vida de recém-nascido Remoção foi realizada no domingo (17) com apoio da PMES e SAMU

Iúna: operação para salvar vida de recém-nascido

Secretaria de Saúde com apoio de helicóptero da PMES presta atendimento rápido e faz remoção de bebê

18/09/2017 as 15h32 (Atualizado em 15/12/2017 as 02h17). Valdir Vieira | Redação

Iúna (ES) - Um atendimento de emergência mobilizou a Secretaria de Saúde de Iúna, a Santa Casa de Misericódia, o Samu e o helicópeto da Polícia Militar do Espírito Santo foi realizado, no último domingo (17) em Iúna.

De acordo com informações, a mãe de uma criança deu entrada na Santa Casa de Iúna, na madrugada de sábado para domingo, com descolamento de placenta, o que ocasionou que fosse feito o parto de emergência. A criança do sexo masculino nasceu com aproximadamente 32 semanas e pesava ao nascer, 1 quilo e 415 gramas, medindo 41 cm.  O atendimento rápido e toda a atenção dos profissionais da Santa Casa de Iúna foram cruciais na busca de salvar a vida da criança e da mãe.

De acordo com a secretária de Saúde de Iúna, Vanessa Leocadio, O bebê foi levado para o hospital infantil de Vila Velha, pois o quadro pedia uma remoção imediata "eu, juntamente com o prefeito Weliton, intervimos junto ao Estado e a Policia Militar para a remoção aérea  e fomos atendidos prontamente”, destaca Vanessa.

O helicóptero da Polícia Militar pousou no Estádio Antônio Osório Pereira, onde acontecia mais uma rodada do campeonato municipal de futebol.  A partida de futebol foi interrompida e todos os presentes se voltaram para o fato, torcendo pela pronta recuperação do bebê.

Ainda no domingo (17), a secretária de Saúde, Vanessa Leocadio publicou em sua página no facebook, “mais uma missão cumprida, mais uma vida salva. Agradeço a cada um pelo empenho para que tudo desse certo, em especial ao prefeito Weliton pela dedicação e influência, a equipe da Santa Casa de Iúna, a Polícia Militar que não mediu esforços em nos socorrer com a remoção aérea juntamente com a equipe do SAMU”.

Familiares agradeceram pela ação rápida

“Em nome de toda nossa família venho agradecer a Deus por mais uma Vitória que ele nos concedeu. Agradeço aos Doutores Ricardo Fernandes Resende e Herivelto Faria e toda a equipe da Santa Casa de Misericórdia de Iúna, por mais uma vez ter cumprido a missão em "Salvar Vidas"; a todos que participaram direta ou indiretamente, só me resta ser eternamente grata e que Deus abençoe sempre cada um de você”, frisou Marlene Manduca.

Estado de Saúde

Segundo informações obtidas nesta segunda-feira (18), a criança passa bem, mas o estado de saúde ainda é de risco, devido ser pré-maturo.

A mãe do bebê, a senhora Lusiene Dias Teixeira, residente no distrito de Santíssima Trindade, teve alta e se encontra em casa.

A mãe Lusiene, ao lado do filho, na Santa Casa de Misericórdia de Iúna

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia