segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017 | 03:12:59 | Tempo e temperatura: Iúna/ES pn Parcialmente Nublado, 19º/29º
Cidades
  • publicidade 024 Farmácia Santa Maria 330x370
Expedição Tropeira é recebida com festa em Iúna Expedição chegou a Iúna no dia 29 de setembro (fotos: prefeitura)

Expedição Tropeira é recebida com festa em Iúna

Cidade do Caparaó recebeu a os tropeiros que percorreram oito municípios, resgatando a Cultura

04/10/2017 as 09h08 (Atualizado em 16/12/2017 as 13h49). Valdir Vieira | Redação

Iúna (ES) - A 8ª Expedição Tropeira chegou a Iúna na última sexta-feira. Os expedicionários saíram de Santa Teresa no último dia 23 e chegaram na sexta-feira, 29 de setembro, na Serrinha (Serra do Valentim), onde pernoitaram na propriedade do empreendedor turístico, Plínio Silveira.

No sábado (30), pela manhã, foi realizada uma missa presidida pelo pároco de Iúna, padre Marconi José de Andrade, no Santuário da "Água Santa".

O prefeito Weliton Virgílio, vereadores e demais autoridades estiveram recepcionando os expedicionários.

Cada ano, conforme explicou o organizador da expedição, o tropeiro, José Nildo (Pelé) é escolhido um roteiro, desta vez, a expedição escolheu o trecho de Santa Teresa a Iúna.

Veja a entrevista

 

Único representante de Iúna na Expedição Tropeira, o iunense, José Delfino disse ter sido maravilhoso ter participado.

“Foi tudo muito lindo e maravilhoso, espero participar novamente”, disse.

Veja a entrevista

 

O diretor de Turismo da Prefeitura de Iúna, Cristiano Ricarte disse que a expedição, que pela primeira vez passou dentro da cidade, veio resgatar a Cultura iunense.

“Recebemos a expedição com muito carinho. A ideia é que isso seja usado, assim como temos outros atrativos, para alavancar o turismo em Iúna”, destacou Cristiano.

Veja a entrevista

 

O vereador Darlan Bargline esteve presente e frisou a importância de ter mais tropeiros representando o município na expedição.

Veja entrevista

 

O deputado federal, Givaldo Vieira disse que lembrar dos tropeiros e lembrar do povo capixaba.

“É uma Cultura que faz parte do nosso povo”, disse.

Veja a entrevista

 

A deputada estadual Luzia Toledo, autora do projeto que originou o Instituto Rota Imperial, que deu origem a Expedição Tropeira parabenizou todos os municípios por onde a expedição passou.

“Estou extremamente feliz pela dedicação dos municípios e vejo o nosso projeto hoje como algo importante e valioso para o Espírito Santo”, destacou.

Veja entrevista

 

Após a missa, os tropeiros, acompanhados pelo prefeito Weliton Virgílio, secretário de Agricultura, Robinho Tristão, vice-prefeito Lediu e outras autoridades, contando com o apoio da Polícia Militar e do Moto Clube Lobos do Caparaó, percorreram algumas das principais ruas da cidade, sendo recepcionados e aplaudidos pela população.

Na Casa da Cultura, foi realizada uma palestra com o Professor João Eurípedes Franklin Leal, historiador oficial da Rota Imperial.

A secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Iolanda Vial falou sobre a realização da expedição e da palestra.

“Foi um momento especial para conhecermos a nossa história, pois só amamos o que conhecemos”, pontuou.

Veja a entrevista

 

Professor João Eurípedes, profundo conhecedor da história da Estrada Real é que realiza um trabalho importante e voluntário, palestrando durante a expedição, disse fazer tudo com carinho e de forma gratuita, como forma de retribuir um pouco de tudo que já conquistou. Ele é professor universitário no Rio de Janeiro, Portugal e Espanha.

Veja entrevista

 

O vereador de Ibatiba, Robertinho Magnético esteve participando da expedição e acompanhou desde o início em Santa Teresa. Ele disse que “não podemos deixar a nossa Cultura acabar" e parabenizou os organizadores e participantes, valorizando o apoio da deputada Luzia Toledo, demais políticos e destacando ainda a importância da participação do jovem Gustavo (Gustavinho).

Veja a entrevista

 

O secretário de Agricultura de Iúna, Robinho Tristão relatou que houve uma união de todas as Secretarias para receber a expedição e acolher os expedicionários.

Veja entrevista

O vice-prefeito Lediu disse ter sido um prazer muito grande ter recebido a expedição e que no próximo ano, o município novamente estará de braços abertos para receber os tropeiros.

Veja entrevista

 

O prefeito Weliton Virgílio que acompanhou a expedição, percorrendo as ruas da cidade, montado e agradeceu a presença da Expedição Tropeira.

Weliton Virgílio comentou ainda, o fato de a prefeitura ter sido contemplada com uma emenda parlamentar da deputada estadual Luzia Toledo, que possibilitará ao município a compra de um veículo para a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Na oportunidade o prefeito reivindicou junto à deputada, o apoio a um projeto que visa incrementar o turismo religioso no Santuário da “Agua Santa”.

Veja a entrevista

Saiba mais

Resgate Histórico

O projeto expedição tropeira tem como finalidade a cada ano escolher um novo roteiro dentro da Rota Imperial, assim, onde os tropeiros passam, buscam valorizar e fomentar a cultura tropeira. Este ano, faz parte da comitiva o historiador João Eurípedes Franklin Leal.

Pelas cidades e povoados estão acontecendo palestras sobre o valor histórico da Rota Imperial. Em Iúna, não vai ser diferente, está programado para o próximo sábado dia 30, além da missa na "Água Santa" às 09h00, uma palestra na Casa da Cultura às 11h00. Nesta palestra, vai ser abordado o valor da Rota Imperial, desde o início onde se deu o município de Iúna (Quartel Rio Pardo), até os dias de hoje, quando ganha um novo valor, despontando como um destino turístico.

Mais do que um encontro, um resgaste da história, da cultura e da memória do Brasil. Esse é o espírito da Expedição Tropeira que, oitava vez, reúne tropeiros para reviver o percurso da Rota Imperial da Estrada.

A Expedição

A Expedição tem o objetivo de resgatar a história tropeira. Os participantes estão passando por diversas propriedades de agroturismo, onde podem apreciar cachoeiras, rios, matas, lavouras e comidas típicas da região, além de reviver rotas, histórias e costumes e visitar acampamentos e pousadas.

 

Rota Imperial

A Rota Imperial, conhecida também como São Pedro de Alcântara, surgiu após a descoberta de ouro no interior do Brasil na primeira metade do século XVII. Desbravadores percorriam essas terras para conseguir chegar à região das minas gerais e, para proteger esses locais contra os invasores, a Coroa Portuguesa proibiu a construção de estradas na Capitania do Espírito Santo.

Após a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, foi permitida a construção de uma estrada que ligasse Vitória a Ouro Preto, em 1814. A Rota Imperial foi concluída em 1816, consolidando a ocupação do território nos locais por onde passava.

Os municípios capixabas da Rota Imperial são: Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vitória.

 

 

Participaram da 8ª Expedição Tropeira:

José Delfino (Iúna)

Jesus Gomes Vieira (Ibatiba)

Onésio Gomes Vieira (Ibatiba)

Gustavo Freitas Galote Hubner (Ibatiba)

Marcílio Hubner Freitas (Ibatiba )

Marcos José Moreira Freitas (Ibatiba)

Gustavo Andrade de Freitas (Ibatiba)

Ledson Alves de Freitas (Ibatiba )

Alício Falqueto  (Venda Nova do Imigrante)

José Nildo Fabre de Melo ( Pelé ) Venda Nova do Imigrante)

José Luiz Feuchard  (Venda Nova do Imigrante)

Celso Oliveira (Conceição do Castelo )

Pedro Belote (Conceição do Castelo )

Severino Gonçalves da Cruz (Conceição do castelo )

Adelson de Souza (Conceição do Castelo)

Gleydson Pinto Jardim (Conceição do Castelo )

Francisco Carlos Paderne (Castelo)

Sérgio Fracaroli (Castelo )

Paulo Sérgio Fracaroli (Castelo )

Selso Henrique Mamede de Souza ( Cachoeiro do Itapemirim )

José Fachine ( Rio Novo )

José Carlos Fonseca de Oliveira (Itaoca)

Marco Filadélfia (Piúma )

Edimilson Melo (Anchieta)

 

Equipe de apoio:

João Cigano ( Ibatiba )

Lázaro Castelione  ( Rio Novo )

Joselmo Marim (Vargem Alta )

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia