sexta-feira, 20 de Abril de 2018 | 05:04:29 | Tempo e temperatura: Iúna/ES ps Predomínio de Sol, 17º/26º
Notícia
  • publicidade 023 Notícias
Iema divulga plano de uso público do Parque Cachoeira da Fumaça Foto: Palê Zuppani

Iema divulga plano de uso público do Parque Cachoeira da Fumaça

Várias ações já estão sendo executadas ou já foram concluídas

26/10/2017 as 15h17 (Atualizado em 19/04/2018 as 10h38). Redação | IEMA

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) divulga o Plano Emergencial de Uso Público do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça. O documento, elaborado em conjunto com o Conselho Consultivo do Parque, tem o objetivo de orientar as ações de uso público na unidade de conservação.

Como o Parque ainda não possui um Planjo de Manejo - documento técnico que orienta o uso e o manejo da área e dos recursos naturais - se fez necessária a elaboração antecipada do planejamento das ações de uso público, que passará a ser gerida com base no plano emergencial.

O plano aborda de maneira geral quatro campos de ações previstas: a estruturação; por meio da instalação de equipamentos de suporte à visitação; o controle e ordenamento da visitação, por meio da elaboração de normas e monitoramento de impactos; oferecer serviços de apoio à visitação, como o oferecimento de opções para alimentação, áreas de camping e salva-vidas; e proporcionar a geração de renda para as comunidades do entorno atraindo mais visitantes para a região.

Várias ações já estão sendo executadas ou já foram concluídas, como conta o gestor do parque Leoni Contaifer. “Já foi implantado o circuito das trilhas da Cachoeira e da trilha das Abelhas, além da substituição dos bancos e das lixeiras”. Destaca-se também a quantificação e padronização na recepção de visitantes, a pesquisa de perfil e satisfação dos frequentadores e o agendamento prévio para recepção de grupos organizados que já vem acontecendo.

Acesse aqui o Plano Plano Emergencial de Uso Público.

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Assessoria de Comunicação

Mariana Bolsoni

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia