sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017 | 11:12:24 | Tempo e temperatura: Iúna/ES np Nublado e Pancadas de Chuva, 19º/27º
Saúde
  • publicidade 024 Farmacia Santa Maria 330x370
Iúna realiza o dia D da campanha Outubro Rosa O movimento dura o mês inteiro e busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce

Iúna realiza o dia D da campanha Outubro Rosa

O evento contou com a presença de profissionais e palestrantes, que orientaram sobre diversos temas relacionados à saúde da mulher

10/10/2017 as 18h11 (Atualizado em 15/12/2017 as 00h24). Redação | Prefeitura de Iúna

Iúna (ES) - Na última sexta-feira (6), o município de Iúna, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o dia D da Campanha Outubro Rosa na Praça Antides Faria, próximo ao ginásio poliesportivo.

O evento contou com a presença de profissionais e palestrantes, que orientaram sobre diversos temas relacionados à saúde da mulher. Também foram realizados testes rápido para DST/AIDS; aferição de pressão arterial, atividades físicas, solicitação e agendamento de mamografia; solicitação e agendamento de preventivo; atualização e confecção do Cartão SUS; distribuição de preservativos, entre outras ações.

Outubro é o mês da campanha de prevenção contra o câncer de mama. E o principal alerta é pra importância dos exames preventivos.

O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer.

A estratégia de rastreamento do câncer de mama para mulheres de 50 a 69 anos em Iúna ganha reforço durante o "Outubro Rosa". No mês de mobilização pela prevenção da doença, a Prefeitura de Iúna amplia a oferta dos exames. O objetivo é oportunizar que toda a mulher na faixa etária preconizada regularize o exame de mamografia, que deve ser feito a cada dois anos ou conforme orientação médica.

A mamografia anual permite que a doença seja diagnóstica mais cedo e haja mais chance de cura.

A rede municipal de Saúde também garante o preventivo do colo de útero (Papanicolau), anualmente para as mulheres a partir dos 25 anos ou após o início da vida sexual. O agendamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde. O município também garante, em parceria com o SUS, a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) para adolescentes com idade de 9 a 14 anos.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde de Iúna, também estão com programação especial voltado para a Saúde da mulher. Prestação de serviços, agendamento de exames, palestras e atividades físicas orientadas, são algumas das atividades gratuitas e abertas à comunidade em geral.

A secretária de saúde, Vanessa Leocadio disse que o município ficou desassistido de mamografia desde 2013, mas agora, na atual gestão está prestando esse serviço. Vanessa agradeceu a todos e destacou a importância da prevenção. "Estamos orientando para que seja feito o autoexame como forma de prevenção e agendando o exame de mamografia, além de diversas outras ações.  Aproveito também para agradecer a toda equipe da Secretaria de Saúde que foi brilhante", pontuou.

 

Elisa Daroz, enfermeira da Superintendência Regional de Saúde reforçou que a prevenção é fundamental para que ocorra a detecção precoce. A enfermeira parabenizou a Secretaria de Saúde de Iúna e agradeceu o convite para estar presente no evento.

Veja entrevista

 

Elizandra Rodrigues, coordenadora da Rede Materna Infantil da Região Sul (Rami-Sul) disse que ao detectar algo errado através do autoexame, a mulher deve procurar a sua Unidade de Saúde com urgência.

Elizandra ressaltou que o trabalho de prevenção deve ser feito de forma contínua.

Veja entrevista

 

O vereador Emmannuel Garcia, que é enfermeiro disse que foi um grande trabalho realizado pela Secretaria de Saúde de Iúna e reforçou a importância da prevenção.

Veja entrevista

 

O prefeito Weliton Virgílio destacou que foi uma ação que envolveu toda a equipe da Secretaria de Saúde e agradeceu a dedicação da equipe e a participação da comunidade.

Veja entrevsita

Saiba mais

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

  • publicidade 021
Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia